Resumo:
Este estudo analisa as postagens com acusações de fraude na urna eletrônica e defesa de voto impresso auditável publicadas no Facebook entre novembro de 2020 e janeiro de 2022. Busca-se entender quais são as postagens, os atores e os links mais frequentes e populares, em termos de interações, ao longo desses 15 meses, em mais um esforço de monitoramento das origens e da dinâmica de mobilização da agenda que fomenta a desconfiança e a contestação eleitoral via mídias sociais. Este é o terceiro relatório de pesquisa que investiga as alegações de fraude nas urnas eletrônicas desenvolvido pelo projeto Digitalização e Democracia no Brasil, uma parceria entre a FGV DAPP e a Embaixada da Alemanha em Brasília.
Palavras-chave:
Fraude nas urnas. Desinformação eleitoral. Facebook. Brasil.
SÍNTESE DOS RESULTADOS
- Entre novembro de 2020 e janeiro de 2022, foram localizadas 394.370 postagens sobre fraude nas urnas eletrônicas e voto impresso auditável, publicadas por 27.840 contas, entre páginas, perfis pessoais e grupos públicos. Essas publicações atraíram mais de 111 milhões de interações.
- As mensagens são encontradas em todos os 15 meses, tendo sido mais frequentes em novembro de 2020, ocasião da corrida presidencial dos Estados Unidos e das eleições municipais no Brasil; e em julho e agosto de 2021, na esteira da discussão pública sobre a PEC 135/2019 (PEC do Voto Impresso) e das declarações do presidente Jair Bolsonaro que lançam suspeição sobre a segurança do voto em disputas passadas e para 2022. A média foi de 888 postagens por dia, sendo o recorde de publicações no dia 10 de agosto de 2021, com 10.619 mensagens publicadas na plataforma.
- O ano de 2021 foi marcado por intensa atividade de grupos e páginas em prol do voto impresso, com maior média de postagens e maior média de interação por conta desde 2014, indicando capacidade de mobilização. Quatro meses de 2021 apresentaram maior média de interações por postagens em relação a outubro de 2018, até então ano-referência da temática nas mídias sociais. Os números dão fortes indicativos de que mensagens de contestação eleitoral vêm crescendo em quantidade e em interação no Facebook.
- Doze são as contas que concentram maior volume de interações (a partir de 1 milhão cada) nas postagens no Facebook sobre fraude nas urnas e voto impresso, a maior parte representantes eleitos, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, porta-voz da causa. Entre os de maior influência na temática, quem mais agendou o assunto, porém, foi a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), com 1.576 publicações em 15 meses.
- Ao todo, 23 contas postaram mais de mil vezes sobre tais temas ligados à desconfiança eleitoral no Facebook. A figura de Jair Bolsonaro é referência – em apoio ou oposição – a todas essas páginas e grupos públicos, com destaque para “Movimento Brasil”, com 11.856 posts, e “Bolsonaro 2022 🇧🇷”, com 7.413 publicações. Outras centenas de contas parecidas também apresentam índices altos de publicação sobre as temáticas.
- Um total de 40 postagens pró-fraude nas urnas são as mais populares, gerando 6.809.193. Entre as 20 primeiras mensagens desse subconjunto, 13 (32,5%) são da página de Jair Bolsonaro, atraindo quase metade das interações (3.227.981, ou 47%).
- Mais de 130 mil postagens continham links internos e externos ao Facebook, tipo de conteúdo que representou 23,9% das interações. Esses links estiveram em circulação por até 435 dias. A maior parte dos links externos com mais interações convoca para a consulta pública de uma sugestão legislativa para inserção de 100% de voto impresso nas urnas e material de mobilização sobre a PEC do Voto Impresso – esse link do Senado esteve em 8.412 publicações no Facebook.