Resumo:
Este relatório apresenta uma visão geral sobre o debate público em torno da relação entre Brasil e Alemanha, tendo como enfoque compreender de que modo essa relação é enquadrada para ambos os países. As informações aqui compiladas se basearam em uma análise multiplataforma empreendida pela FGV Comunicação Rio, considerando publicações e mensagens do Twitter, do Facebook, do Instagram e do Telegram. Em um primeiro momento, o estudo delineia as tendências e características do debate geral sobre o tema, levando em conta um período que abrange o início do Governo Lula, de 1º de janeiro até 14 de junho de 2023. Em seguida, para detalhar o debate público digital, recortamos a análise para focar em eventos e elementos específicos: a vinda da ministra de Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, ao Brasil; os encontros entre Lula e o chanceler alemão, Olaf Scholz; e aspectos diplomáticos da relação entre os países, manifestos em tópicos como a agenda ambiental e a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Palavras-chave:
Relação Brasil e Alemanha; Agenda ambiental; Guerra na Ucrânia.
Síntese dos Resultados
- O debate digital acerca da relação entre Brasil e Alemanha acompanha e reflete eventos e situações diplomáticas que envolvem ambos os países, com ênfase na doação do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, ao Fundo Amazônia e na declaração de apoio do chanceler alemão, Olaf Scholz, a Lula, em evento no Brasil.
A visita da ministra de Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, repercutiu de modo mais lateral, quando comparada aos eventos supracitados, mas também mobilizou atores de diferentes campos políticos nas redes. - A relação entre Brasil e Alemanha é discutida, principalmente, no Twitter, constando no Facebook, no Instagram e no Telegram de maneira menos significativa. Com exceção do Telegram, a cooperação entre os países é visualizada de modo majoritariamente positivo.
- Entre os enquadramentos acionados a partir dessa relação, a questão ambiental se destaca positivamente. Nesse escopo, a esquerda é praticamente uníssona ao defender que a cooperação entre Brasil e Alemanha pode ser benéfica para o avanço da agenda ambiental no Brasil.
- Já a guerra entre Rússia e Ucrânia caminha em sentido oposto, sendo instrumentalizada pela oposição ao governo para insinuar supostas desavenças entre o Brasil e a Alemanha. Parte da esquerda também criticou essa relação, demonstrando insatisfação para com as falas de Baerbock durante visita ao Brasil.