Democracia Digital

Digitalização e Esfera pública no Brasil

Curadoria | As empresas na luta contra a desinformação

A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa inspirada pelas lideranças de comunicação das grandes organizações do Brasil

Por Victor Pereira, André Nakasone e Luiz Chinan

Um estudo da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, mostrou que as notícias falsas custam US$ 78 bilhões por ano para sociedades no mundo inteiro. Quase meio trilhão de reais! As fake news se tornaram, portanto, um novo e pesado custo de transação para o setor produtivo mundial. Ou seja, quanto mais o segmento privado é obrigado a pagar por essas questões, menos competitiva é a economia.

A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa inspirada pelas lideranças de comunicação das grandes empresas para enfrentar essa situação. A ideia é promover a educação midiática dos funcionários dessas mesmas organizações, todas associadas à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Trata-se aqui de um universo nada desprezível de 6 milhões de trabalhadores. Em outras palavras, é um esforço inicial para transformar esses empregados em verdadeiros agentes imunizadores contra notícias falsas na sociedade.

As ações iniciais do projeto se concentram em ajudar as empresas a identificar suas vulnerabilidades informativas, a aumentar o nível de consciência midiática dos seus funcionários, a engajar as lideranças contra notícias falsas e, sobretudo, a estabelecer planos de prevenção e contingência em relação às fake news. Desde o fornecimento de glossário com os termos básicos do assunto até treinamentos específicos.

A Aberje acredita que não basta ser contra as fake news. É preciso ser uma organização que combata as notícias falsas. Não apenas pelos riscos já conhecidos de anomalias sociais e econômicas que a desinformação sabidamente provoca. As empresas que quiserem realmente estar comprometidas com a Governança Ambiental Social e Corporativa, o ESG, terão de assegurar que se esforçam por manter a qualidade do nível informativo em seus setores de atuação.

Conheça mais sobre o projeto aqui e visite o portal da Aliança. Para mais informações: lidercom@aberje.com.br

*Victor Pereira é Relações Institucionais da Aberje e mestrando em Comunicação Social pela ECA-USP
* André Nakasone é Editor de Conteúdo, responsável por publicações e pelos canais digitais da Aberje
*Luiz Chinan é Professor de Relacionamento com a Mídia do MBA Aberje, sócio-diretor da RETOCH e fundador do Berkeley Institute no Brasil.

** Este artigo de curadoria é uma colaboração da FGV DAPP e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)

***As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, e por convidados, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

Newsletter

Assine nossa newsletter