Democracia Digital

Digitalização e Esfera pública no Brasil

Curadoria | Pesquisa identifica que 62% dos municípios brasileiros não possui nenhum veículo de jornalismo local

A quarta edição do “Atlas da Notícia” mapeia a presença de veículos produtores de notícias em nível regional, com foco na transparência e cobertura de prefeituras e câmaras municipais.

Por Victor Piaia

O mapeamento do atual cenário dos veículos de jornalismo local é o tema da pesquisa “Atlas da Notícia”, que teve sua quarta edição lançada em fevereiro de 2021. A pesquisa identificou 15.216 veículos, sendo 86% deles classificados como jornalísticos. Essa base foi montada por meio do cruzamento de seis fontes distintas, além do levantamento próprio do Atlas, que contou com a colaboração de mais de 200 voluntários.

O estudo revelou que 62% dos municípios podem ser classificados como “desertos de notícias”, pois não possuem nenhum veículo de jornalismo local próprio. Residem, nesses municípios, 27,5 milhões de pessoas (19% da população brasileira). Em outros 1.074 municípios (19%) foram identificados até dois veículos de notícias, sendo classificados como “quase desertos”.

A pesquisa ressalta a importância do jornalismo local na prestação de contas, transparência e questionamento sobre ações das prefeituras e câmaras municipais, municiando a população de informações fundamentais para o exercício da cidadania e, nesse sentido, para o fortalecimento dos valores democráticos. A existência dos desertos de notícias, portanto, pode significar maior vulnerabilidade da população às estruturas de poder locais e a campanhas de desinformação dos mais diferentes tipos.

O “Atlas da Notícia” é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) em parceria com o Volt Data Lab. O projeto foi contemplado com recursos do Facebook Journalism Project e contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Para saber mais sobre o Atlas da Notícia, clique aqui.

> Veja mais: Curadoria | Estudo investiga relação da juventude com o ecossistema informacional no Brasil

> Veja também: Curadoria | Syllabus sugere caminhos críticos para os estudos de desinformação on-line

*As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

Newsletter

Assine nossa newsletter