Democracia Digital

Digitalização e Esfera pública no Brasil

Na Mídia | Alexandre de Moraes destaca ameaças de desinformação e discurso de ódio em webinar da FGV DAPP

Riscos à democracia e perspectivas para as eleições presidenciais de 2022 foram pautas importantes da fala do ministro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes abriu o webinar “Eleições 2022 e Desinformação no Brasil” e falou sobre desinformação e discurso de ódio como riscos à democracia e perspectivas para as eleições presidenciais do ano que vem. Moraes defendeu, ainda, medidas rigorosas no combate ao discurso de ódio na internet, como citou o Jornal Nacional.

 


.

O evento, realizado no dia 22 de fevereiro, faz parte do projeto Democracia Digital, da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), com apoio da Embaixada da Alemanha em Brasilia.

Na abertura do evento, o ministro fez um panorama sobre a desinformação e citou o caso de prisão do deputado federal Daniel Silveira, como um “marco no combate ao extremismo antidemocrático”, como destacaram o jornal O Globo, Folha de S.Paulo, Estadão e Carta Capital. O mesmo caso também foi citado pelo G1 e pelo Jornal Hoje, que explicaram que o parlamentar foi preso após divulgar um vídeo no qual defende o AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e o fechamento do STF.


.

Ao citar ‘milícias digitais’, Alexandre de Moraes, que também é relator do inquérito das fake news, afirmou que “Não vamos mais aceitar que as redes sociais sejam terra de ninguém” (SBT News), se referindo a medidas do STF e o sistema judiciário contra a disseminação de desinformação e discursos de ódio nas redes sociais. O assunto também foi pauta do Estúdio I, na GloboNews.

Outro destaque foi sobre a necessidade, segundo ele, de responsabilizar as plataformas de redes sociais nas mesmas regras de veículos da imprensa tradicional, questão que foi citada pelo Jota e pelo Valor Econômico.


.

Newsletter

Assine nossa newsletter